Biografia


Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011 ) foi uma cantora e compositora britânica conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo R&B , soul e jazz. Ingressou na carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single, "Stronger Than Me". A canção alcançou a 71ª posição na UK Singles Chart. O single foi produzido para promover seu primeiro álbum de estúdio, Frank, lançado em 20 de outubro de 2003.
Após altos e baixos na sua carreira, Amy lançou o segundo álbum de estúdio, intitulado Back to Black. O álbum foi lançado em 6 de outubro de 2006, ficando em 2º lugar na Billboard 200 e em 1º na UK Álbuns Chart.  Ainda em países como Brasil e França, ao álbum foi concedida, respectivamente, pela ABPD e SNEP a certificação de diamante, com mais de um milhão de cópias vendidas nos dois países juntos, além de várias outras certificações como: ouro e platina. Back to Black foi o disco mais vendido do mundo em 2007, com mais de 5,5 milhões de cópias comercializadas e o disco mais vendido do Reino Unido do ano, com mais de dois milhões de cópias vendidas no país.

Além de ser a mais conhecida da cantora, a canção "Rehab" ficou em 9º lugar na Billboard Hot 100 e em 1º na Los 40 da Espanha. Também ganhou certificação de platina por mais de 120.000 mil cópias vendidas. Após o estrondoso sucesso de "Rehab", Winehouse voltou com mais um hit, lançando como single "You Know I'm No Good", alcançando a 87ª posição na Hot 100. Do álbum Back to Black lançou ainda diversos singles como: "Back to Black" e "Tears Dry on Their Own"'. Ainda no ano de 2007, lançou seu o primeiro DVD, gravado durante um show em Londres, I Told You I Was Trouble: Live in London.
Também nesse ano casou-se com Blake Fielder em Miami, na Flórida.

No ano seguinte, em 2008, a cantora enfrentou sérios problemas com a saúde e a polícia. Em janeiro foi vista em um vídeo, no site do jornal britânico The Sun, usando crack; três dias depois foi internada numa clínica onde ficou vigiada vinte e quatro horas por dia. Também em 2008, foi presa duas vezes por agressão e dirigir bêbada.

Em 2009, se separou de Blake, iniciando uma relação com o diretor Reg Traviss. Em 2010, Winehouse voltou ao tratamento e se afastou temporariamente da música. Aproximadamente onze meses depois, em 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário